Prévia-SBK x Superbike World Championship-Ps3

Provas arrasadoras de motovelocidade, com direito até a variação climática.



Quando o assunto é a presença das provas de motovelocidade no mundo dos games, a maioria só consegue pensar em uma franquia: MotoGP. Entretanto, aos poucos este horizonte está se expandindo, graças aos lançamentos constantes da série SBK, que já tem presença até no DS. Para este ano o título é SBK X Superbike World Championship, que virá para PC, PlayStation 3 e Xbox 360.
Pela primeira vez na série será realmente possível progredir em uma carreira, com simulação de ponta e muito gerenciamento pela frente. Você ganhará pontos com cada rodada de campeonato superada, personalizará moto e piloto e terá uma reputação a zelar (que pode, caso você não tome cuidado, realmente despencar).
O detalhe é que até um escritório — com direito a secretária particular — seu piloto virtual terá, justamente para poder planejar o futuro e decidir a respeito da troca de posições em equipes de motovelocidade.


De olho na pista

Mas deixando as questões burocráticas de lado e partindo para as pistas, temos em SBK X planos para algo que poucos desenvolvedores ousaram tentar: a transformação da pista e das condições climáticas em tempo real (sim, chuva, sol e outras variações que o assustarão durante as corridas).
Isso significa que se vários pilotos cruzarem o mesmo exato ponto molhado em uma pista, por exemplo, ele secará mais rápido, recuperando suas propriedades de aderência. E já que o assunto é aderência, fica o alerta: trechos pelos quais há mais tráfego tendem a acumular borracha, que aumentam sua estabilidade e o contato entre pneus e pista. Siga as marcas no asfalto!





A simulação das respostas físicas das motos foi completamente reconstruída, o que significa que agora elas reagem de forma bem mais natural às ondulações do asfalto. Fica muito claro o trabalho da suspensão, ao contrário do que foi visto nas versões anteriores, em que o piloto e a moto pareciam se deslocar quase como um bloco deslizante.
Para quem não teve contato com a série, as corridas trazem fatores bem avançados de simulação, como a distribuição de peso do corpo do piloto— que afeta diretamente o rendimento e a velocidade — e freios individuais. Infelizmente, o código atual do jogo ainda mostra muitas fraquezas nas respostas destes freios, mas a equipe de desenvolvimento garante que tudo estará corrigido até o lançamento.


Mas aqueles jogadores que não suportam ter que lutar para aprender e dominar os comandos “máximos” de simulação das corridas não precisarão mais se preocupar, afinal, o time de desenvolvedores adicionou a esta versão um modo Arcade de corridas.
Nele, os comandos são simplificados, a exemplo da distribuição de peso que foi substituída apenas por um pequeno botão de impulso e dos freios, não separados em frontal e traseiro. Há, contudo, desvantagens, como a ativação da aceleração maior, que faz com que os controles da moto fiquem bem mais travados. Será necessário definir muito bem as estratégias para cada trecho da pista.
Danos em alta

Tanto na modalidade Arcade quanto no modo de simulação, é inegável que acidentes podem acontecer. Para este ano, este setor crucial do game também foi revisado, ganhando uma série de adições ao rol de acontecimentos.
Nas motos, a pintura será toda arranhada com as colisões. Caso os pilotos fiquem inteiros depois do contato, a penalidade virá imediatamente, sob a forma da perda ligeira de controle e uma tremenda desaceleração. O melhor é ficar bem longe dos oponentes e se comportar ao máximo.
De acordo com as metas

Para quem viu Forza Motorsport 3, Gran Turismo 5 ou outros nomes do gênero de corrida que foram lançados durante o ano passado, SBK X não é dos mais impressionantes. A qualidade da iluminação é satisfatória, existem efeitos como o de desfoque de movimento (Motion Blur) e as pistas contam com várias texturas de alta resolução.





Entretanto, o que mais merece destaque (além das respostas das motos) é a modelagem das árvores que estão ao fundo, com muitos galhos e folhas, tudo é claro em puro 3D — ao contrário do que é visto em outros games...
Tridimensionais são também os torcedores das arquibancadas, mas teremos que aguardar por uma versão de demonstração para podermos tirar conclusões mais precisas. De qualquer forma, a empresa garante que desta vez o desempenho (nos consoles) será constante, sempre acima de trinta quadros por segundo. Isto é essencial para que seja transmitida a sensação de velocidade. Novamente, como comparação, os jogos da Sony e da Microsoft investem em nada menos do que sessenta quadros por segundo.


Com base em tudo o que foi mostrado até agora fica claro que o jogo não é nenhuma superprodução, mas sim um esforço tremendo e muito bem organizado da equipe de desenvolvedores, que visa trazer aos fãs da modalidade o melhor jogo já feito até o momento, possivelmente até expandindo a sua popularidade com a modalidade Arcade.
Tomara que a missão de SBK X seja cumprida em breve e que mais empresas comecem a notar a força da motovelocidade. Mais competição sempre significa mais qualidade, e isso é o que não vai faltar neste novo episódio da série SBK.
 

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