Mexa-se com Playstation Move


A partir do final de 2010, os novos comando de movimento e subcomando PlayStation Move vão oferecer uma experiência de entretenimento totalmente nova no PS3.

Na Game Developers Conference em São Francisco, a Sony Computer Entertainment (SCE) anunciou o lançamento mundial do comando de movimento PlayStation Move para a PlayStation 3 no final de 2010.
O comando de movimento PlayStation Move oferece uma experiência incomparável de jogo em Alta Definição baseada nos movimentos. Ao mesmo tempo, a SCE lançará ainda o subcomando PlayStation Move a ser utilizado juntamente com o comando de movimento, oferecendo uma navegação intuitiva pelas personagens e objectos no jogo. 
O pacote PlayStation Move (incluindo o comando de movimento, o subcomando e a câmara PlayStation Eye), juntamente com um forte alinhamento de títulos de software, proporcionará uma experiência inovadora e extremamente envolvente para o sistema PS3.
O sistema PS3, em conjunto com a câmara PlayStation Eye, detecta os movimentos precisos, os ângulos e a posição num espaço a três dimensões do comando de movimento PlayStation Move, permitindo aos utilizadores jogar um título como se eles próprios fizessem parte do jogo.
O comando de movimento PlayStation Move oferece uma precisão incomparável, graças aos avançados sensores de movimento (incluindo um giroscópio de três eixos, um acelerómetro de três eixos e um sensor de campos magnéticos terrestres) e à esfera que muda de cor e é detectada pela câmara PlayStation Eye.


Com o PlayStation Move, tanto os movimentos rápidos como os gestos mais subtis são detectados, quer se use uma raquete de ténis ou um pincel. O comando de movimento PlayStation Move, permite aos utilizadores fornecerem comandos directos através de botões de ação e de um gatilho analógico; além disso, recebem respostas físicas através da funcionalidade de vibração e respostas visuais com a mudança da cor da esfera. Adicionalmente, a câmara PlayStation Eye consegue captar a voz ou imagem do jogador, permitindo experiências de Realidade Aumentada.
O recém-anunciado subcomando PlayStation Move é controlado com uma só mão e foi desenvolvido para aumentar as opções de jogabilidade dos títulos PlayStation Move. O subcomando PlayStation Move tem um elegante design curvado que encaixa perfeitamente com o comando de movimento; além disso, conta com um manípulo analógico e botões de direcções que permitem aos utilizadores controlar mais facilmente um jogo ao movimentar personagens ou escolher uma direção. 
À semelhança de todos os outros Comandos sem fios para o sistema PS3, o comando de movimento incorpora uma bateria de iões de lítio recarregável e tecnologia Bluetooth®, permitindo ao comando transferir informação para o sistema PS3 sem a utilização de fios. 
A introdução do comando de movimento PlayStation Move foi bem recebida pela indústria e 36 casas de programação e editoras já decidiram oferecer compatibilidade com o pacote PlayStation Move. Até Abril de 2011, a SCE Worldwide Studios planeia lançar mais de 20 jogos específicos para ou compatíveis com o pacote PlayStation Move.

Em 2010, os jogos para a PS3 tornam-se ainda mais envolventes com a chegada do comando de movimento PlayStation Move, explica Shuhei Yoshida, presidente da SCE Worldwide Studios.

O que influenciou o design do comando de movimento PlayStation Move?Tecnicamente falando, a parte essencial do comando é a esfera. Havia a necessidade específica deste tamanho, numa forma esférica perfeita. O designer de hardware da Sony Computer Entertainment Inc. (SCEI), Yano-san, trabalhou num desenho para integrar a esfera e torná-la acessível e intuitiva para os utilizadores. 
A segunda característica exclusiva é o botão Move na frente do comando. Uma vez que o movimento dos braços é uma parte importante da utilização do comando, pensámos que seria melhor ter um botão grande, que fosse fácil para todos os utilizadores de compreender e utilizar.
A terceira característica permite tornar o comando fácil de agarrar e difícil de perder da mão ao movimentares o corpo. A forma côncava adapta-se perfeitamente à sua mão ao mesmo tempo que permite que o agarres firmemente.

Até que ponto é que a introdução do comando de movimento PS Move tem impacto no desenho de jogos?Força uma reestruturação fundamental da forma como devemos conceber um jogo. O programador tem de abrir mão dos conhecimentos convencionais (como os jogadores utilizam um comando) e pensar que irá proporcionar uma experiência o mais envolvente possível e permitir que os jogadores sintam uma ligação direta ao jogo. Se não se conseguir atingir estes patamares, os jogadores contentam-se em utilizar o Comando sem fios DUALSHOCK 3. 

Que tipos de jogos são mais adequados para o comando de movimento PS Move?Temos testado vários tipos de títulos de muitas equipes diferentes e, até agora, ainda não encontrámos um género que não funcione bem com o comando. Talvez os jogos de simulação, tal como os títulos de corridas ou de guitarras, fiquem melhor servidos com um volante ou um comando de guitarra. Para além destes géneros, que estão bem servidos por periféricos de simulação do mundo real, o comando funciona bem com qualquer tipo de jogo. A alta fidelidade do reconhecimento dos movimentos e a resposta em tempo real são fatores chave para o sucesso de qualquer dispositivo de entrada para jogos baseados em movimentos e, nestas áreas, o comando supera todos os dispositivos disponíveis no mercado até ao final de 2010.

O que há de único no comando de movimento PS Move?Existem muitos aspectos únicos no comando. A título de exemplo: a precisão do reconhecimento dos movimentos de uma pessoa, a localização em 3D e a orientação do comando, o tempo de resposta compara-se ao do DUALSHOCK 3, a entrada de câmara e áudio que permite a utilização de jogos de Realidade Aumentada, bem como a colocação da imagem e da voz do jogador no próprio jogo, a cor da esfera que muda em resposta ao jogo e o botão Move na frente que facilita a interacção.
Estas funcionalidades ajudam a criar experiências totalmente novas e envolventes para todos os proprietários de sistemas PS3, ao mesmo tempo que também alarga o público tornando os jogos mais acessíveis e divertidos para todas as idades. 

Como é que o comando de movimento PS Move irá mudar a forma como as pessoas interagem com a sua PS3?Com o novo comando, o PlayStation 3 tornar-se-á mais acessível a públicos mais vastos, de crianças pequenas até às avozinhas. Todos os jogadores tornar-se-ão mais ativos em frente dos seus televisores e, independentemente do tipo de jogo, a experiência será muito mais envolvente.

Quanto tempo foi dedicado aos testes do comando em várias condições ambientais, tais como o nível de iluminação?Testámos o comando em várias condições desde o primeiro protótipo. A menos que seja utilizado sob a exposição solar directa, é bastante robusto em diferentes condições de iluminação. 

Qual é a filosofia por trás do comando de movimento PS Move em termos de como a PlayStation 3 continuará a cativar públicos novos e existentes?O comando é bastante inclusivo quer se trate da comunidade PlayStation ou de novos públicos. Podemos tornar os nossos jogos mais acessíveis e, ao mesmo tempo, criar nuances e profundidade no jogo para satisfazer o nosso núcleo de jogadores mais experientes.

A que nível o comando de movimento PS Move será integrado na jogabilidade?Para além dos jogos criados especificamente para o comando, muitos dos nossos novos títulos também o suportarão. Acreditamos que podemos expandir o nosso público de séries existentes através da utilização do comando, tornando os jogos mais acessíveis e fornecendo uma experiência ainda mais envolvente.

Até agora, qual foi o vosso momento favorito de utilização do comando?Jogar o título Sports (título provisório) e sentir a ligação directa entre os meus movimentos subtis e o jogo.
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