Final Fantasy XIV - Ps3


Você está ansioso pelo novo Final Fantasy? Muita gente ainda nem sequer terminou o último game da série — Final Fantasy XIII — e o próximo título já está virando a esquina. Mas, não se trata de um game comum e sim um jogo multiplayer em massa. Durante a Electronic Entertainment Expo (E3) deste ano, o público conferiu mais novidades sobre Final Fantasy XIV, incluindo a notícia de que o game terá suporte para tecnologia 3D.

Enquanto o tão esperado Final Fantasy XIII Versus não dá as caras, a Square Enix, responsável pela série, insiste um pouco mais no MMORPG da franquia. Ainda existem vários jogadores desfrutando de XI, outro título online de Final Fantasy, e o próximo jogo será muito bem-vindo para esse público. Obviamente, a companhia também deseja cativar mais jogadores.
Mas será que o jogo é bom o suficiente para isso?

Mantendo as raízes

Durante o maior evento de games do mundo o produtor do título, Hiromichi Tanaka, comentou que Final Fantasy XI estava se tornando ultrapassado principalmente em relação aos gráficos. Então, Tanaka disse que estava na hora de realizar um upgrade na franquia. Mesmo assim, quem joga FFXI poderá continuar desfrutando do game, já que a Square Enix pretende manter os servidores na ativa enquanto houver gente jogando.
 A grande novidade exibida na E3, via uma demonstração técnica, foi o suporte para 3D. Até o momento, a Square Enix não havia comentando sobre essa possibilidade e o fato realmente foi uma surpresa para quem estava na feira. Na exibição, conferimos uma demo no porto da cidade de Limsa Lominsa, um local habitado por piratas que fica grudado a um penhasco. É claro que esta cidade conta com uma vista maravilhosa, na qual o jogador pode observar o oceano e notar a qualidade gráfica do título.
Quem já jogou Final Fantasy XI certamente sentirá algumas semelhanças no game. Primeiramente, as raças que habitam o mundo de XIV são bem parecidas com a do jogo supracitado. Essa decisão foi tomada para fazer com que os jogadores se sentissem familiarizados com o novo título.

Mas chega de falar sobre paisagens. Assim como boa parte dos MMORPGs, Final Fantasy XIV terá algumas
dungeons e cavernas. Teremos quests de diversos tipos, e algumas delas podem até ser completadas ao lado de um companheiro humano. As missões variam desde aniquilar vários caranguejos gigantes até encontrar determinados itens.

Trabalhos e classes diferentes

Entre as classes disponibilizadas pelo título, teremos a Miqo’te, uma espécie de mago que conta com feitiços e outras habilidades. O sistema de níveis funciona de maneira diferente neste jogo. Em vez de ganhar pontos de experiência, o jogador sobe de nível de acordo com sua desenvoltura.


Fora isso, FFXIV traz diversos trabalhos diferentes, que são classificados para seu personagem de acordo com suas armas. Existem quatro tipos de caminhos diferentes a serem seguidos, cada um baseando-se em um atributo distinto. Até o momento, pouco se sabe sobre esse sistema, mas mais detalhes devem surgir em breve.

 
Img_original
 

Nos momentos de exploração, o jogador conta com duas posições diferentes. Uma delas é passiva e permite que sua vida se regenere. Nela, seu personagem também corre mais rápido. Quando você puxa sua arma, a segunda posição é acionada. Aqui, sua HP não se recupera automaticamente e seu guerreiro perde um pouco da velocidade. Alterar entre uma e outra não deve ser algo muito complicado, mesmo no PlayStation 3, já que a Square Enix promete uma jogabilidade adequada para os joysticks.

O jogo apresenta uma barra de stamina (resistência) que é consumida conforme você utiliza ataques e habilidades. Quando ela atinge certo nível, você terá de esperar até que possa atacar novamente. Sendo assim, é melhor planejar bem seus golpes para não ficar na mão quando as coisas apertarem.


A experiência em 2D já promete ser bacana. Contudo, é em 3D que as coisas realmente chamam a atenção. O jogador notará que o mundo parece muito mais vivo, permitindo visualizar pequenos detalhes que compõem o cenário e ainda ações dos próprios NPCs, que cortam vegetais, caminham e naturalmente fazem outras coisas.

A data de lançamento oficial de Final Fantasy XIV ainda não foi revelada, mas Tanaka comentou que o jogo deve chegar em algum momento de 2010 no PC e PlayStation 3.
Create your own banner at mybannermaker.com!